Metodologia Consultoria
Para que as ações implantadas tenham resultados efetivos e em curto prazo, nossa metodologia baseia-se em conhecer a cultura organizacional e oferecer soluções que sejam adequadas e para que os objetivos sejam atingidos.
Nossa consultoria é realizada em ações e decisões conjuntas, onde a participação de todos envolvidos gera compromisso com a ação de melhoria e a manutenção após sua implantação.
Nosso foco é melhorar a performance das equipes, gerando mais resultados na busca do alcance de metas e melhoria na qualidade dos serviços.
Veja nosso ciclo de fases de consultoria:
Ciclo de Fases de Consultoria:
1. Diagnóstico Situacional
Processo que consiste na completa compreensão dos desejos do nosso cliente, bem como o entendimento das oportunidades de melhoria. Nesta fase são definidos os objetivos, estabelecidas as métricas e acertadas as expectativas.
Esta definição permitirá determinar os “gaps”, ou seja, as áreas e equipes que estão aquém do esperado. Este diagnóstico envolve coleta e análise de dados e amostras através de monitoramento, observação discreta, acompanhamento pessoal das atividades, entrevistas com gestores, avaliação de políticas e procedimentos e análise de relatórios e de indicadores de desempenho.
Esta fase serve de fonte para estabelecer quais são as ações necessárias para transformar a situação encontrada naquela desejada.
2. Análise de viabilidade de mudanças
Este processo consiste em analisar as ações de melhoria e as conseqüências que geram as demais áreas envolvidas para se evitar que com a solução de um problema sejam criados outros novos.
Esta análise permite entender o quanto é possível alterar do cenário em que a empresa se encontra e quais as ações principais para que a melhoria seja efetivamente realizada com sucesso.
Esta fase é realizada com o apoio dos gestores interessados na melhoria, estes terão papel fundamental para evitar futuros conflitos de interesses entre as áreas após a implantação da melhoria.
3. Elaboração de soluções
Com o resultado da análise dos dados coletados e o conhecimento da viabilidade de mudanças nas áreas afetadas é realizada a criação de um plano de ação para a implantação da melhoria.
Estas soluções são expostas detalhadamente: quais os participantes, os métodos, o tempo e os resultados que devem gerar cada ação.
Nesta fase são realizados os últimos acertos antes da implantação da solução.
4. Implantação da solução
Com a solução e o planejamento estratégico definidos as soluções são implantadas com a capacitação das equipes através de treinamentos técnicos e comportamentais, palestras de conscientização, suporte as operações no momento pós implantação, campanhas motivacionais ou ainda com o desenvolvimento individual dos colaboradores.
5. Gerenciamento da solução
Esta ultima fase permite verificar se as ações implementadas estão conseguindo causar os efeitos pretendidos quando do entendimento da estratégia e do estabelecimento da solução. Nesta análise crítica são determinadas as correções necessárias.
Ao final desta etapa, podem ser definidos novos objetivos e estabelecidas novas soluções para orientar a continuidade do processo que ciclicamente deve ser repetido.